José Nuno Gouveia – Adega de Sabrosa | Entrevista

José Nuno Gouveia

José Nuno Gouveia – Adega de Sabrosa | Entrevista

A Adega de Sabrosa produz vinhos desde 1958 e afirma “produzir dos melhores vinhos do Douro”. A região caracteriza-se por ter uma microclima e condições naturais específicas que favorecem a produção de vinhos de excelência. Detentora da marca Fernão de Magalhães, inspirada no navegador duriense com o mesmo nome, a Adega partilha valores de coragem, determinação, tenacidade e um espírito empreendedor aventureiro. Procura, assim, homenagear através dos seus vinhos todos os portugueses espalhados pelo mundo.

A empresa é cliente da HMW e pelas palavras de José Nuno Gouveia, Presidente do Conselho de Administração, tece respostas concretas às perguntas sobre a Região Demarcada do Douro, o desempenho da Adega de 2021 e os incentivos em vigor.

 

José Nuno Gouveia

1 – Como avaliam a campanha de 2021?

A campanha de 2021 foi boa em termos de quantidade e qualidade, apesar de a graduação ter sido bem inferior ao ano de 2020.

O resultado foi excelentes vinhos Doc Douro e licorosos. Em suma, tivemos um aumento de produção de cerca de 30% em relação ao ano anterior.

 

2 – Como considera que tem sido a evolução da região?

A Região Demarcada do Douro tem apresentado uma evolução significativamente positiva. Não só tem produzido cada vez mais, como também se sente uma maior atenção para com a qualidade das uvas e do vinho.

A diversificação começa a ser evidente, da mesma forma que se nota uma fuga aos produtos tradicionalmente produzidos. Como apontamento, penso que deveria de haver uma maior aposta na promoção da Região Demarcada do Douro fora de fronteiras por parte da entidade reguladora.

 

3 – Os incentivos ao setor adequam-se às necessidades?

Nem sempre. Por vezes, as regras dos incentivos são transversais a todo o país, não focando as diferenças das regiões vitivinícolas. Esta falha de perceção das discrepâncias entre as regiões cria pouca flexibilidade para que os incentivos se adaptem às verdadeiras realidades das empresas / cooperativas do sector.

 

José Nuno Gouveia, Presidente do Conselho de Administração

Adega de Sabrosa