Em qualquer indústria ou setor de atividade, é importante manter-se competitivo e garantir a Qualidade dos produtos e/ou serviços.
Qualquer que seja a definição de Qualidade, esta deve implicar respostas às necessidades do cliente pelo produto comprado, atuando de diferente forma e intensidade, segundo o tipo de produto que se está a produzir ou serviço que se está a prestar.
O Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) é a estrutura organizacional criada para gerir e garantir a Qualidade, os recursos necessários, os procedimentos operacionais e as responsabilidades estabelecidas.
Os princípios dos SGQ são:
- Foco no cliente – a Empresa deve trabalhar para responder ao cliente de forma satisfatória, prevendo as necessidades futuras e conquistando a fidelização;
- Liderança – os líderes devem saber manter um ambiente interno motivador para atingirem os objetivos previstos pela Empresa;
- Envolvimentos das pessoas – cada colaborador da empresa deve se envolver com os problemas da Empresa e procurar soluções;
- Abordagem dos processos – baseia-se na análise das entradas e saídas da Empresa;
- Abordagem da gestão como um sistema – gerir processos interrelacionados contribui para que a Empresa atinja os seus objetivos com eficácia;
- Melhoria contínua – deve ser uma preocupação constante, com avaliação sistemática do desempenho global da Empresa;
- Abordagem factual – decisões eficazes, são baseadas na análise de factos, dados, informações, entre outros.