O Vinho Português Está a Mudar?
O setor vitivinícola português demonstra uma grande capacidade de adaptação nos últimos anos, diversificando as suas estratégias e consolidando a sua presença global através de novas abordagens.
Sara Rodrigues e Matos, Fundadora e Wine Educator da escola de Vinho The Wine House e cofundadora da marca de vinhos Defio, é a convidada desta edição do Mãos na Massa. Com formação na área vitivinícola, experiência prática e conhecimento acumulado, comenta sobre o futuro do vinho português e os desafios enfrentados pelo setor.
A condução do Podcast ficou a cargo de Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores, que fez perguntas como: A sustentabilidade já é um fator decisivo na escolha dos consumidores?; O que falta para que os produtores portugueses possam competir de igual para igual nos mercados premium?; Os produtores Portugueses estão a tirar partido das ferramentas tecnológicas?
Setor Velho, Abordagens Novas
O setor vitivinícola, tradicionalmente conservador, tem apresentado tendências para um enoturismo mais personalizado e para uma mudança de hard sell para soft sell. Além disso, a variação global na definição de vinho levanta novas questões para o mercado, como a crescente polarização entre consumidores que apreciam o vinho de forma responsável e aqueles que evitam o consumo.
A sustentabilidade é também um fator decisivo para os consumidores, influenciando as escolhas de compra. Os produtores portugueses precisam de estar atentos a essa tendência e reforçar as estratégias, apostando na diferenciação dos seus vinhos assim como o estudo dos seus vinhos.
A inovação técnica e tecnológica desempenha, da mesma forma, um papel crucial na evolução do setor. A criação de vinhos mais consistentes e de qualidade elevada, aliada à redução da intervenção química na produção, pode ser uma estratégia de sucesso para atrair novos consumidores e manter a autenticidade dos vinhos portugueses.
Em Análise: O Vinho Português em Mudança
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre a mudança no mercado do vinho português em 2025 no Spotify ou no Apple Podcasts.


