A venda de azeite em Portugal subiu de 6% a 20% entre março e outubro, apesar da pandemia e do consequente impacto no canal Horeca (hotéis, restaurantes e cafés), segundo dados da Casa do Azeite enviados à Lusa.
“Registou-se em março de 2020 um acréscimo de 20% nas vendas de azeite em Portugal, em relação ao mesmo período de 2019”, adiantou a secretária-geral da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal, em resposta à Lusa.
Esta evolução, conforme explicou Mariana Matos, está relacionada com a pandemia de covid-19 e com a declaração do estado de emergência, que levou os consumidores “a fazerem ‘stocks’ de azeite”, uma vez que passaram a cozinhar mais em casa devido ao confinamento.
Assim, em março, foram vendidas 10.204 toneladas de azeite, acima das 8.490 toneladas registadas no mesmo mês de 2019.
Já entre abril e julho verificou-se também um crescimento nas vendas, embora menor ao registado em março, entre os 15% e os 13%.
Neste período, a progressão mais baixa registou-se em maio (13%) com 16.582 toneladas, valor que compara com as 14.635 toneladas vendidas no mesmo mês do ano anterior.
Por sua vez, em agosto e setembro verificaram-se aumentos de 8%, face ao período homólogo, para, respetivamente, 27.062 toneladas e 30.790 toneladas.


