ProWein 2022 – O Regresso aos Negócios Presenciais

ProWein 2022

ProWein 2022 – O Regresso aos Negócios Presenciais

ProWein 2022: O Recomeço do Sucesso

A ProWein 2022, conhecida como a maior feira anual especializada no setor vitivinícola, teve um regresso fantástico depois da pausa forçada entre 2020 e 2021, devido à pandemia de COVID-19. Os visitantes relatam uma atmosfera bastante positiva e que ficou mais evidente ao longo dos três dias de feira. Salientam as saudades dos negócios empresariais, a degustação ao vivo e um programa abrangente de eventos especializados verdadeiramente ímpar! Tais como um conjunto de seminários, master classes, conferências e prémios relacionados com a produção, comércio e soluções logísticas no setor vitivinícola.

Os números falam por si:

  • 38.000 visitantes de 145 países;
  • Cerca de 5.700 expositores de 62 países;
  • Tempo médio de permanência dos visitantes: 2 dias;
  • Número elevado de negócios fechados.

O top 5 dos continentes que mais visitaram a feira, nesta ordem, foram: Europa; América; Ásia; África; Austrália.

A equipa da empresa Messe Düsseldorf, os organizadores do evento, atribuem o sucesso aos expositores e aos visitantes, referindo que “Dois terços dos membros do comércio de vinhos e bebidas espirituosas que participam na ProWein têm capacidade de tomar decisões nos seus negócios.“.

Portugal na ProWein 2022

Este ano, Portugal contou com a maior participação de sempre: 410 expositores – O que o torna no 5.º maior país expositor no certame. Estes números refletem a vontade dos empresários portugueses em voltar aos negócios presenciais e aos convívios, ao bom estilo dos valores que caracterizam o setor vitivinícola.

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, também marcou presença no evento. Mostrando assim a vontade de estar próxima de quem trabalha o negócio dos vinhos nos grandes palcos internacionais.

A HMW como Pilar do Setor Vitivinícola

Primórdio Wines & More

Rui Oliveira, Enólogo Residente, Duarte Nuno Pinto, Responsável da Primórdio Wines & More e Paulo Pires, Diretor Técnico HM Consultores

No decorrer da nossa visita à ProWein 2022 encontrámos vários clientes, incluindo alguns que trabalham connosco desde a sua génese!

Primórdio Wines & More, pelas palavras do seu Responsável, Duarte Nuno Pinto, refere que estar na ProWein é “estar na Champions League dos vinhos“. Na feira, acrescenta, “realizámos negócios mas também convivemos com muitos dos players do setor do vinho“.

Bernardo Lencastre, Responsável da Casa de Vila Nova, aponta que “depois de dois anos sem o evento, foi bom rever os nossos clientes assim como outros produtores. Declara também que “foi uma feira interessante para a Casa de Vila Nova!

Marcelo Araujo

Marcelo Araujo, Responsável da Textura Wines

Em linha com este depoimento estão as palavras de Marcelo Araujo, Responsável da Textura Wines, que participou na ProWein pela primeira vez: “Para nós, foi importante conhecer o conceito da feira, que é bastante distinto de outras feiras nacionais. Sobre a atmosfera, aponta que a ProWein “deve ser explorada como um ambiente de negócios, a ser preparado previamente pelos produtores, para marcar reuniões ou provas de vinhos com importadores, distribuidores, profissionais, críticos e fornecedores.” Além de sublinharem que realizaram bons contactos com importadores europeus, refletem ainda sobre o futuras participações: “Esperamos contar também com a participação de profissionais da Ásia, que estiveram ausentes nesta edição“.

Jorge Gonçalves

Jorge Gonçalves, Responsável da Pessoa Wines

Quanto a Jorge Gonçalves, Responsável da Pessoa Wines, refere que “as nossas expectativas eram humildes. Preparámos na mesma a feira da melhor forma possível, convidando clientes potenciais e existentes.” Quanto aos resultados da empresa “as nossas expectativas foram excedidas e tivemos boas reuniões com negócios concretizados. Adiantam também, que “apareceram novos contatos com bom potencial. Estes estão agora a ser trabalhados.” Em suma, sublinham de forma entusiasmada que “para nós o restart da ProWein foi um sucesso! Vamos querer participar em 2023.”

Na HMW temos orgulho em dizer que apoiamos o investimento do tecido empresarial de um setor estrutural para a economia portuguesa. Vemos os frutos desses desses apoios quando as empresas participam em feiras e eventos internacionais, mas também no quotidiano das suas atividades em solo nacional.

A próxima edição da ProWein, em Düsseldorf, na Alemanha, está marcada dos dias 19 até 21 de março, em 2023.