Quando ouvimos as palavras orçamento, plano, ou projeções, é fácil que o nosso pensamento fique atulhado de números e gráficos informativos, fórmulas e folhas de calculo com informação histórica e outra tanta por trabalhar.
De facto, orçamentar pode incluir tudo disso. Resume-se ao processo de mensurar a estrutura de custos necessária a suportar as nossas perspetivas sobre o volume de atividade e estratégias de crescimento.
A qualidade da informação produzida é tão mais elevada quanto acurada e exaustiva for a informação histórica utilizada como referência. Esta afirmação é igualmente válida no contexto empresarial.
O orçamento é uma das principais ferramentas de implementação do plano estratégico definido, devendo partir da validação da visão, missão e valores da organização até à estratégia de negócio a curto-médio prazo. Este deve contemplar, para além dos custos de estrutura, as perspetivas de investimento que coadunem com os objetivos a alcançar.
A título de exemplo, quando a estratégia definida inclui a aposta na internacionalização da atividade, o orçamento deverá incluir custos associados a atividades de marketing e promoção iniciais e a perspetiva de impacto ao nível do acréscimo de vendas. Também deve ser tido em conta as necessidades de reforço da estrutura (recursos humanos, infraestruturas ou ativos) resultante do aumento da atividade ou ainda o nível de stocks ideal que não comprometa a aposta tomada.
Não menos importante deve ser a forma clara como se identifica e mensura a estrutura de financiamento que suporta todo o orçamento. O rigor assumido neste processo é peça fulcral na adequação entre esta ferramenta e a realidade verificada nos meses que se seguem.
Para o efeito, é imperativo que os empresários conheçam todas as ferramentas disponíveis que possam produzir efeitos positivos ao nível da estrutura anual de custos e investimentos. Complementos financeiros ou fiscais que, uma vez devidamente identificados, ajudam a aliviar o esforço de investimento e, por conseguinte, introduzem a possibilidade de alavancar a atividade da empresa, isto é, a geração de valor por euro investido.
A assessoria especializada neste domínio pode ser a única forma de tomar consciência da plenitude de medidas existentes ao serviço das empresas, desde apoios à internacionalização ao financiamento de atividades de I&D, passando pela contratação de recursos humanos ou investimentos produtivos de crescimento. Tornar o seu orçamento uma ferramenta estratégica do dia-a-dia contribui de forma definitiva para a eficiência dos processos de gestão.
Paulo Pires
Diretor Área de Projetos & Incentivos