João Portugal Ramos | Evolução da Região do Alentejo

João Portugal Ramos - Alentejo

João Portugal Ramos | Evolução da Região do Alentejo

João Portugal Ramos, um dos principais responsáveis pela renovação qualitativa do sector vitivinícola português e um dos mais referenciados enólogos portugueses, dá nome ao Grupo (JPR Vinhos), que em 2017 celebrou 25 anos de existência. O Grupo João Portugal Ramos Vinhos produz e exporta vinhos para diversos mercados por todo o mundo. As suas mundialmente premiadas marcas de vinhos provêm de regiões tão distintas como Alentejo, Douro, Beiras e Vinhos Verdes, contribuindo para dar um lugar de destaque internacional a todos os vinhos portugueses.

Hoje, continua a ser uma voz incansável na procura do justo reconhecimento do vinho português no mundo.

O enólogo tem a seu lado dois dos seus cinco filhos, João Maria no departamento de enologia e Filipa no departamento de marketing, dando continuidade ao negócio de família.

A empresa é cliente da HMW e, pelas palavras do seu Enólogo e Produtor, João Portugal Ramos, comenta sobre a evolução da Região do Alentejo.

Como é que tem sido a evolução da região?

 

João Portugal Ramos

Quando rumei ao Alentejo, em 1980, levava na bagagem o sonho de um dia produzir os meus próprios vinhos e a ambição de deixar a minha marca e legado naquela que é hoje uma das áreas mais competitivas do setor agrícola nacional. Escolhi Estremoz para plantar as próprias vinhas, em 1989. Desde então a área de vinha tem crescido, com o objetivo primordial de se obter, em cada vindima, uma seleção criteriosa de uvas destinadas a vinhos de exceção. Considero esta zona “um Alentejo mais fresco, pelo potencial que antevia àquele terroir“. Na altura, esta região tinha uma quota de 2% no mercado de vinhos nacional, atualmente, tem um peso de mais de 20% e é uma região notoriamente reconhecida pelos seus vinhos. Em 2021 saímos de um pandemia apreensivos mas os mercados reagiram positivamente.

Em 2022, apesar das adversidades meteorológicas, do aumento dos custos de produção e da escassez de mão de obra na região, o ano foi positivo com um aumento de vendas no mercado interno e externo tanto em volume como em valor e assim prevemos que continue no futuro, com o reconhecimento que a região tem.

João Portugal Ramos, Enólogo e Produtor

Grupo João Portugal Ramos