Quais São as Atuais Dinâmicas do Setor?
Cada vez mais as empresas têm necessidade de se diferenciar por causa da cerrada concorrência nacional e global. Sem esquecer, claro, as mudanças e especificidades de um mercado mais heterogéneo e aventureiro, que encara o vinho com crescente descontração. É um setor em permanente convulsão, com origem entre vinhas e adegas.
Estas mudanças, bem como os temas quentes, estão explanados no episódio apresentado por Bernardo Freire, Gestor de Marketing da HM Consultores, com a participação decisiva de Tiago Macena, Enólogo e Produtor da No Rules Wines; e o primeiro português a pôr-se a jeito para se tornar Master of Wine – o mais prestigiado título no mundo dos vinhos. Estamos certos de que será uma questão de tempo (está na última fase!!).
Com perguntas como: Quais é são as principais tendências que estão a surgir no setor vitivinícola e como é que a No Rules Wines se está a preparar para as capitalizar? Qual é a abordagem da empresa em relação aos vinhos que produzem? Quais são as estratégias que mais gosta de pôr em prática para destacar a produtora no mercado?
Uma Visão Global
Para se vir a tornar Master of Wine, Tiago Macena tem adquirido conhecimento holístico sobre o vinho, das características das produções em zonas remotas do mundo, até às práticas ancestrais do território nacional. Só assim consegue fazer a sua alquimia: misturar castas, refinar o processo de vinificação.
Esse conhecimento e constante atenção ao que acontece no setor, leva-o a concluir que:
O mundo tem diminuído a quantidade de vinho que consome. […] mas o menor número de vezes que consumimos, consumimos melhor.
Tiago Macena
Mais sobre esta declaração nesta edição do Mãos na Massa, um Podcast dedicado sociais, setoriais e corporativos que afetam a economia. Sob a marca HMW, é exclusivamente dedicado a assuntos vínicos.
Em Análise: As Atuais Dinâmicas do Setor Vitivinícola
Ouça o episódio do Mãos na Massa sobre as tendências e estratégias do setor vitivinícola no Spotify ou no Apple Podcasts.