Introdução ao Caso de Sucesso da Multiwines

A preparação de uma boa candidatura contribui para o sucesso de um projeto, mas mais importante do que uma candidatura aprovada é uma candidatura executada com sucesso.

Por tomarmos o projeto de internacionalização levado a cabo pela Multiwines como exemplar, que recorreu aos apoios do Portugal 2020 (agora Portugal 2030), em particular o Internacionalização de PME, desenvolvemos este Caso de Sucesso em parceria com a empresa.

A responder pela Multiwines está Gonçalo Lourenço, o Diretor Financeiro da empresa vitivinícola.

Enquadramento do Projeto

HMW: Quais foram as necessidades da empresa que levaram à necessidade do investimento produtivo?

GL: A diversificação de mercados constitui, antes de mais, uma prática alinhada com os princípios da boa gestão estratégica. Para além de permitir mitigar riscos de natureza económica, política ou regulatória, destaca-se sobretudo pela oportunidade de identificar mercados emergentes com elevado potencial de consumo. Trata-se de nichos onde, graças à diferenciação do produto e o foco na qualidade, a Multiwines. teria capacidade para se posicionar de forma competitiva e dinamizar a sua presença nesses mercados.

HMW: O que é que motivou o recurso ao apoio do Portugal 2020?

GL: Permitiu-nos minimizar o risco associado ao investimento em internacionalização, acelerar o crescimento da marca além-fronteiras e garantir os recursos necessários para implementar ações estratégicas, como a participação em feiras internacionais, o desenvolvimento de materiais promocionais e a adaptação do produto às exigências dos mercados-alvo.

HMW: Quais foram os objetivos preestabelecidos do projeto?

GL: Aumentar a presença da nossa marca nos diferentes mercados externos, diversificação dos mercados de exportação, consolidar parcerias comerciais e canais de distribuição e aumentar o volume de negócios internacionais.

Desenvolvimento do Projeto

HMW: Quais foram as impressões e desafios que teve em relação ao projeto?

GL: O alinhamento de toda a equipa para o papel crucial que o projeto conferia no crescimento da empresa; a dificuldade de medir, a curto prazo, o retorno de determinadas ações de promoção internacional; a aprendizagem e adaptação da equipa às especificidades de cada mercado. Apesar destes desafios, na globalidade este projeto correu bastante bem, conferindo aprendizagens relevantes e um contributo significativo para a afirmação internacional da empresa.

Resultados

HMW: Quais forma os resultados a nível…

  • Económico

GL: O projeto contribuiu para o aumento das exportações da Multiwines, resultando numa melhoria significativa do volume de vendas e da faturação internacional. Houve também uma maior diversificação das receitas, reduzindo a dependência dos mercados tradicionais.

  • Organizacional

GL: A empresa desenvolveu competências internas mais sólidas, especialmente na gestão da internacionalização e no marketing internacional. Para além disso, trouxe-nos a consciência da importância de dedicar uma atenção reforçada à estratégia global da empresa, tanto no mercado internacional como no nacional.

  • Desenvolvimento do Mercado

GL: Foi possível consolidar a presença em novos mercados emergentes, abrir canais de distribuição estratégicos e estabelecer parcerias comerciais relevantes.

HMW: Quais foram as mais-valias de trabalhar com a equipa da HM Consultores?

GL: Dado o conhecimento especializado, permitiu libertar a equipa de todas as questões burocráticas, tanto na submissão da candidatura como nos pedidos de pagamento, tornando o processo mais simples e eficiente.