Promoção Internacional de Vinhos
Com o passar dos anos, o adensar da competitividade no setor vitivinícola nacional tornou-se cada vez mais evidente: estão mais e melhores empresas a concorrer entre si, é o mercado a funcionar. Como tal, internacionalizar passou rapidamente de luxo a necessidade. Promover o vinho nos mercados externos é apelativo por uma série de fatores, principalmente o facto de o mercado nacional não ter dimensão para absorver a produção de várias PME do setor.
Assim, parte das empresas encaram a internacionalização como a única via de crescimento. Ao investir no acesso a novos mercados estratégicos conseguem aumentar o volume de vendas, tornando-se mais competitivas. Esta ação, que é cada vez mais uma tendência para as empresas que querem demarcar-se, cria um movimento de crescente notoriedade dos vinhos portugueses a nível internacional. Que é como quem diz: as empresas vão todas à boleia umas das outras.
E porque não arriscar? Afinal de contas, se o nosso vinho é tão apreciado por terras lusitanas, o que é que nos impede de o ter à venda num prestigiado hotel egípcio, ou num restaurante de referência na Alemanha?
Quando alicerçada numa estratégia bem planeada, a internacionalização tem tudo para correr bem. Tem, inclusive, um retorno a médio prazo. Porém, o custo do investimento pode ser assustador. Para apoiar o investimento à internacionalização existem algumas medidas que deve ter em conta. É aqui que a equipa especializada da HMW entra em ação.
OCM – Vitivinícola
Esta medida tem como objetivo aumentar o conhecimento das caraterísticas e qualidade dos vinhos portugueses, fomentando a notoriedade do país enquanto produtor de vinhos.
Destina-se a empresas, grupos de empresas ou associações destas, de qualquer natureza e forma jurídica, desde que relacionadas com o setor do vinho.
Quanto ao apoio, é de 50% da despesa elegível sob a forma de subvenções a fundo perdido, com um máximo de incentivo de 200.000€. Outros máximo são indicados para organizações interprofissionais, organizações de produtores e associações profissionais, e outros organismos públicos desde que diretamente relacionados com o setor dos vinhos.
Limite para apresentação de candidatura: 28.ABR.2023 (17:00H).
Internacionalização PME (Valores com Base no PT 2020)
Esta medida tem como objetivos incentivar o e-commerce e a transformação digital, bem como acelerar o processo de exportação das empresas.
Destina-se a PME do setor.
O apoio vem na forma de subvenções a fundo perdido e a taxa de apoio para PME é de 45%, com exceção de POR Lisboa e POR Algarve, que é de 40%. Já a taxa de apoio para a entidade promotora, é de 85%. A despesa elegível é, no mínimo, 25.000€ e no máximo 1.100.000€.
Limite para apresentação de candidatura: ainda não está definido.
Os Serviços da HMW
Previamente à apresentação de candidatura são avaliados os critérios de elegibilidade do promotor, avaliação dos investimentos previstos e simulação do incentivo, sem qualquer custo para o cliente. Com base na informação fornecida é verificado o custo unitário, ou as tabelas de referência, quando aplicável, ou solicitada informação adicional (orçamentos) para definir o montante máximo de investimento elegível.
Posteriormente passa-se à fase de elaboração e submissão de candidatura em plataforma eletrónica, e acompanhamos o processo até à sua aprovação. Após aprovação, são fornecidos dados adicionais ao cliente de forma a garantir a correta execução do projeto, isto é, por exemplo, que tipo de comprovantes deverá guardar para cada despesa. No decorrer da execução a HMW irá receber, ou recolher, os documentos necessários para a submissão eletrónica do(s) pedido(s) de pagamento, e manter um contacto on going com o IVV, I.P. e o IFAP, I.P.
A nossa experiência e as ferramentas de gestão que desenvolvemos, e disponibilizados a todos os clientes, permitem-nos desburocratizar todo o processo de candidatura e de execução.
A aprovação da sua candidatura começa aqui.
Está interessado em candidatar-se a algum destes apoios à Internacionalização? Preencha o formulário abaixo.