Pessoa Wines nasceu em 2009 entre o enólogo Jorge Gonçalves e a vinícola sul-africana MAN Family Wines. A criação do projeto vem da paixão por Portugal. O conhecimento e a primeira experiência vêm da Alemanha onde Jorge nasceu, cresceu e se desenvolveu como enólogo. Mas desde menino já sentia a forte ligação com as terras lusas e uma paixão pelo País em que nasceram os seus pais. Assim, Portugal é o seu berço de alma e produzir aqui vinhos é mais do que um trabalho: é a realização de um sonho.
A empresa é cliente da HMW e a protagonista da entrevista deste mês. O comentário de Jorge Gonçalves sobre a empresa e os seus produtos, a notoriedade dos Vinhos Verdes e a participação da Pessoa Wines na ProWein 2022.

1 – O projeto Pessoa Wines como o conhecemos, começou a ser desenhado em 2017. Quais têm sido os principais desafios?
Como pequena empresa em expansão a liquidez tem sido o maior desafio. Situação que agravou drasticamente no contexto da pandemia e, ultimamente, das incertezas que vivemos devido ao conflito no leste da Europa.
2 – De que forma a crescente notoriedade dos Vinhos Verdes vos tem ajudado no crescimento? O que mais pode ser feito?
A parte do nosso portfólio com maior dinamismo tem sido, sem dúvida, dedicada aos vinhos do Minho. Existe um forte interesse nesta região e gera uma procura real. Porém, a notoriedade está claramente ligada a um só estilo. É necessário “educar” os clientes de forma a que entendam que dentro do mundo DOC Vinho Verde há estilos além do branco, leve e frutado.
3 – A qualidade dos vossos vinhos é inquestionável, mas também têm investido muito no branding e storytelling. Que feedback têm recebido? É, de facto, um fator tido em conta no momento de comprar?
Os clientes adoram a diferenciação dos nossos vinhos tanto pelo que encontram dentro da garrafa, como também pelo design que as envolve. Recebemos frequentemente a confirmação de que o nosso branding faz a diferença e que chama aquela atenção inicial que desperta o interesse de comprar o produto. Instrumentos como a realidade aumentada nos nossos rótulos continuam ser elementos importantes para um marketing virado para o design e storytelling. A relação preço / qualidade vem em segundo lugar, mas é importante porque deve sempre confirmar a imagem que criámos como ponto de partida com os nossos rótulos.
4 – Marcaram presença na ProWein, uma das maiores feiras vínicas do mundo que já não se realizava há dois anos. Correspondeu às expetativas? Pretendem estar presentes na próxima edição?
A ProWein 2022 tem que ser vista como um reinício importante e necessário! As incertezas atuais e o facto de ter sido adiada de março para maio criaram condições menos favoráveis para a feira conseguir chegar aos níveis atingidos antes da pandemia. Por exemplo, quase que não havia representantes da restauração. Em maio já todas as cartas de vinho estão escritas e os restaurantes já se encontram em pleno funcionamento com as esplanadas a funcionar e os clientes querem frequentar os espaços. Juntando o facto de haver uma tremenda falta de mão-de-obra, era de esperar que a restauração não ia poder comparecer na feira como o fazia em anos normais. Em geral, houve muito menos clientes a comparecer na feira, como também houve muito menos produtores a mostrar os seus produtos…
Desta forma, as nossas expetativas eram humildes. Preparámos na mesma a feira da melhor forma possível convidando clientes potenciais e existentes. Em resultado, as nossas expetativas foram excedidas. Tivemos boas reuniões com negócios concretizados. Também apareceram novos contactos com bom potencial, que estão agora a ser trabalhados. Assim, podemos dizer que para nós o restart da ProWein foi um sucesso! Vamos querer participar em 2023.
5 – E como próximos passos, o que nos podem dizer?
Estamos a lançar uma gama nova de vinhos da Beira Baixa. O marketing vai ser mais agressivo e queremos marcar ainda mais pela diferença. Ao mesmo tempo, estamos a desenvolver um novo projeto que está virado para a produção de cerveja artesanal em Castelo Branco. Vai haver muito mais para dizer em breve…
Jorge Gonçalves, Diretor e Produtor


