
15 Abr Sérgio Pereira – Sommelier Vinalda | A Evolução da Região de Monção e Melgaço
A sub-região de Monção e Melgaço trouxe aos consumidores um carimbo de qualidade nos vinhos brancos e na casta Alvarinho.
O seu estilo mais encorpado e elegante agrada a todos os consumidores de idades e quadrantes diferentes, pois além de ser um vinho gastronómico com conotações históricas e atuais aos pratos de Bacalhau, é sinónimo de uma compra de valor para ofertas, guarda em caves, etc.
A versatilidade destes vinhos fá-los serem utilizados em refeições completas, em entradas ou pratos leves, mas também em sobremesas ou finais de refeições (como o espumante ou aguardente).
Por outro lado, esta sub-região está ligada a um cluster de enoturismo dos próprios produtores de vinho na região circundante, mas também pelo turismo de visita nacional e espanhol sobretudo (além de outros países).
As conotações históricas ao consumo do Alvarinho de Monção e Melgaço pelo povo inglês aumentam muito a perceção de qualidade na região, o que faz ser um vinho muito consumido em restaurantes locais.
O clima ameno, fresco e solarengo produz nos vinhos espumantes e aguardentes, uma sensação fresca e aromática na prova que está inserida nos gostos do consumidor atual fazendo reforçar o papel desta sub-região que se destaca dos demais vinhos brancos da região dos Vinhos Verdes.