Sara Silva – Comissão Vitivinícola do Algarve | Evolução da Região Algarvia

Sara Silva

Sara Silva – Comissão Vitivinícola do Algarve | Evolução da Região Algarvia

Sara Silva é a Diretora da Comissão Vitivinícola do Algarve, uma instituição que na sua missão declara três objetivos:

  • Certificar, controlar e promover os produtos dentro do seu âmbito de ação;
  • Promover a imagem das DO e IG que certifica e aumentar a perceção de valor pelos consumidores, baseada numa forte diferenciação dos produtos; e
  • Estimular a adoção das melhores práticas agrícolas e do desenvolvimento tecnológico.

 

A empresa é cliente da HMW e nas palavras de Sara Silva comenta sobre a evolução da região dos vinhos algarvios.

Como é que tem sido a evolução da região?

 

Sara Silva

A Região Vitivinícola do Algarve tem mais de 2500 anos de história ligada à cultura da vinha e do vinho. A costa algarvia era a porta de entrada para as culturas vindas do mediterrâneo como os fenícios, gregos e romanos. Por aqui entrou a dieta mediterrânica do azeite e do vinho que, com o passar do tempo, se alargou às outras regiões. Ao longo dos séculos, o Algarve vitivinícola teve vários altos e baixos, tal como nas outras regiões portuguesas de vinho.

No final do século passado assistiu-se à gradual substituição das vinhas por empreendimentos turísticos, o que resultou numa diminuição da produção de vinhos na região. Este cenário manteve-se até ao início do século XXI, altura em que se registou um novo impulso, com o aparecimento de produtores privados na região.

Atualmente, os vinhos do Algarve vivem uma nova era caracterizada pela procura pela qualidade em detrimento da quantidade. Os atuais 50 produtores de vinhos do Algarve estão na senda da qualidade, a qual tem sido reconhecida em vários concursos nacionais e internacionais. O crescimento dos vinhos do Algarve tem sido sustentável, sempre com o objetivo de crescer dentro do segmento de vinhos de qualidade. Em termos de produção, a campanha de 2022/2023 registou cerca de 1.5 milhões de litros de vinho declarado com a aptidão Indicação Geográfica Algarve e Denominação de Origem. No que se refere à comercialização, o ano de 2022 revelou-se no melhor ano de vendas de vinhos, com cerca de 1.6 milhões de garrafas comercializadas.

Os vinhos do Algarve apresentam características únicas e elementos diferenciadores, quer pelo terroir, intimamente ligado à localização e diversidade dos solos, quer pelo acompanhamento constante do produtor, que procura conferir aos seus vinhos um caráter único, sendo por isso possível encontrar vinhos marcantes em toda a Região Vitivinícola do Algarve.

Constata-se hoje um regresso às origens, buscando o mais tradicional do Algarve, tendo-se assistido a uma aposta forte nas castas Negra Mole e Crato Branco (Síria), de vinhas velhas, em linha com as novas tendências do consumidor que procura algo diferenciador e genuíno. O foco na qualidade, em detrimento da quantidade, deverá ser o caminho a seguir pelo Algarve uma vez que, dada a sua dimensão geográfica, não será possível competir em escala.

O grande desafio dos Vinhos do Algarve é, numa primeira fase, afirmar a sua imagem no mercado regional e nacional. Os mercados externos surgirão com naturalidade. Como o Algarve é um dos mercados-alvo da grande maioria dos produtores de vinho nacionais, a concorrência dos Vinhos do Algarve no seu mercado natural é muito forte.

Os objetivos principais passam por aproximar produtores de potenciais compradores (consumidor final, restauração e hotelaria da região e do país, e de importadores), divulgação da marca “Vinhos do Algarve” junto do consumidor nacional e estrangeiro em visita o Algarve, e no país, com focalização no Porto e em Lisboa.

A restauração e hotelaria regionais deverão apostar nos vinhos do Algarve, de forma a tornar a experiência gastronómica mais enriquecedora, aliando os distintos vinhos da região à excelente gastronomia algarvia.

Paralelamente, pretendemos continuar a promover e contribuir para maior conhecimento dos “Vinhos do Algarve” e da oferta de Enoturismo, que consideramos uma área estratégica, com o recente lançamento do Algarve Wine Tourism, o nome da Rota dos Vinhos do Algarve.

Sara Silva, Diretora

Comissão Vitivinícola do Algarve