
17 Fev A Importância Crescente do Marketing no Sector dos Vinhos: 4 Tendências para 2023
Wine Crush – Marketing | 4 Tendências para 2023
Após 2 anos de Pandemia, alterações no contexto de consumo e aceleração digital de processos de compra e experimentação, torna-se inegável que o Marketing adquire uma maior preponderância no sector dos vinhos.
Os dados mais recentes, indicam que o consumo de vinhos pelos portugueses, voltou a aumentar (Multidados, Estudo inmarket’22, Janeiro 2023): a percentagem de consumidores que afirma consumir vinho todos os dias aumentou 1,6% e apesar do contexto, 84,3% dos consumidores afirma que irá manter esta frequência de consumo, durante 2023.
Aliando estes dados ao aumento das compras através do canal online (aumento de 90% na venda – SAPO, 2021), percebemos a importância de ter uma estratégia de marketing ativa que englobe também as vertentes digitais.
Com a ajuda de estratégias de marketing e comunicação, podemos pegar na complexidade do produto vinho, que se desdobra na apreciação e utilidade do produto cruzada com as características do mesmo, originando uma história que pode ser contada aos consumidores, de uma forma cativante e plausível.
Com base nestes insights, deixamos algumas tendências e dicas de marketing, que podem marcar pela positiva, o seu ano de 2023.
Sites e Newsletters
É verdade, estamos em 2023, mas para muitos consumidores, motores de busca na web, parceiros de negócios, entre outros, os sites continuam a ser a porta de entrada para as marcas. É inegável a importância de ter um site para a sua marca, seja ele meramente informativo ou também um canal de vendas online. O mesmo se aplica às newsletters. Quantas marcas não recorrem ainda a este modelo mais “clássico” de abordagem digital com o cliente? Se fosse um modelo sem resultados, as empresas não investiriam o seu tempo. Recolha emails dos seus clientes, defina temáticas mensais ou anuais que estimulem à venda indirecta, com informações de valor acrescentado, crie uma periodicidade de envio e teste diferentes horários. Não se esqueça que, newsletters com descontos promocionais agregados, geram em média, mais 25% de tráfego para o seu website.
Conheça o Seu Público-Alvo
Analise a concorrência, verifique os seus dados de vendas, perceba que clientes compram com recorrência, que clientes não compram há alguns meses, separe e detalhe o seu perfil. Saiba para quem quer vender vinho e para quem de facto o está a vender. E por fim, ajuste o seu produto ao seu público ou o seu público ao seu produto. Dados são uma ferramenta de análise poderosa. Compile os seus dados, cruze as informações e defina uma estratégia com base nos seus últimos 12 meses. Saiba sempre de onde parte, para definir onde quer chegar.
Estratégia de Social Media
Aproveite o poder das redes sociais e combine o alcance gratuito que as mesmas oferecem com a oportunidade única de contar a sua história e mostrar o seu produto. Sabia que uma conta de Instagram, com cerca de 2000 seguidores, pode alcançar em média o dobro das pessoas, por mês? Sabia que com uma frequência de publicação de 3 conteúdos por semana, consegue atingir uma taxa de engagement superior a 8%? Analise os conteúdos publicados e foque-se nos que trouxerem mais resultados. Crie uma história cativante e ofereça às pessoas informações de valor acrescentado. Não se foque exclusivamente nas vendas!
Packaging e Rótulos
A importância de um bom rótulo e imagem, nunca pode ser descurada. Uma pesquisa recente, conduzida pela aplicação Vivino aos seus utilizadores, concluiu que cerca de 85% escolhem um vinho baseado na sua imagem. Isto diz-nos que, quando chega a hora de idealizarmos a imagem que acompanha o nosso produto, temos de ser criteriosos na sua selecção: o rotulo é a última barreira que os consumidores enfrentam no momento da escolha.
Não se esqueça que estes tópicos, mais que tendências, são dicas úteis que poderá colocar em prática para ajudar a potenciar o crescimento e visibilidade do seu negócio, com base no marketing.