Internacionalização PME – Case Study

Internacionalização PME – Case Study

Em plena época natalícia, recorremos a um exemplo bastante sugestivo para exemplificar como o atual Quadro Comunitário – Portugal 2020 pode contribuir de forma decisiva para um dos problemas mais frequentemente enfrentado pelas PME portuguesas.

 

O mercado nacional não tem dimensão para absorver a nossa produção. A internacionalização é uma necessidade. Os primeiros passos dados revelaram bons indicadores, mas precisamos de abordar os mercados externos de forma mais consolidada. O retorno a médio prazo parece ser interessante, mas o custo de investimento assusta!

 

Tomemos então como exemplo a empresa PINHEIROS MÁGICOS, Lda., uma PME que produz pinheirinhos decorativos de natal e que começou agora a dar os primeiros passos rumo à internacionalização. Naturalmente, terá de reforçar a sua rede de distribuidores, mas para isso tem de contratar um Export Manager e dotá-lo de ferramentas necessárias à promoção da empresa.

De entre as necessidades mais urgentes, constam os seguintes investimentos:

–   Registo da marca “MAGICAL XRTMAS 3”, especialmente concebida para abordar os mercados externos 1.500 Eur
–   Criação de uma nova imagem gráfica para a nova marca 7.500 Eur
–   Criação de um website de divulgação da Empresa, editado em quatro línguas, para poder comunicar na grande maioria dos mercados europeus 8.250 Eur
–   Desenvolvimento de um catálogo interativo, que servirá de apoio à prospeção 5.200 Eur
–   Contratação de um Export Manager com experiência 1.800 Eur/mês
–   Agendamento de um conjunto de viagens de prospeção a alguns mercados europeus 25.000 Eur
–   Participação na feira Christmas Is Funny, na Lapónia, Finlândia, onde poderá promover os seus produtos únicos e de grande qualidade 15.000 Eur
–   Contratação de uma agência de comunicação para criação de conteúdos online e dinamização da presença na empresa na web, quer pela partilha desse conteúdo, quer através da contratação de influencers que possam divulgar a marca “MAGICAL XRTMAS 3 750 Eur/mês + 6.000 Eur

 

A decisão de investimento adjacente a este plano tem assim um custo de cerca de 100.000 Eur, um valor nada negligenciável e que obriga a um esforço financeiro assinalável.

Felizmente, um dos desígnios dos fundos de coesão europeus é a promoção da internacionalização e competitividade das economias, através do apoio à PME em fatores como inovação e internacionalização.

A medida Internacionalização das PME concede apoios a fundo perdido de até 45% para todos os investimentos relacionados com esta temática. Em troca deste apoio ao investimento por um período até 24 meses, as PME devem-se comprometer a atingir um determinado nível de internacionalização, medido pela taxa de exportação anual, e a promover um crescimento da sua estrutura de RH.

Simplificando, este são dois dos principais critérios de análise que determinam a concessão de apoio.

Apesar do Portugal 2020 se aproximar do seu encerramento, a PINHEIROS MÁGICOS, Lda. pode ainda contar com o primeiro trimestre de 2020 para se candidatar a esta medida. O novo aviso de candidaturas deve ser lançado no início do ano, e pode muito bem ser o último deste Quadro.

Se como a PINHEIROS MÁGICOS, Lda. também sente que chegou o momento de investir na internacionalização do seu negócio, não perca esta oportunidade e avalie as suas reais hipóteses de obtenção de apoio.

Até lá, desejamos a todos um feliz natal.